Amém.

Vamos sustentar as nossas fraquezas dentro da igreja, amém. Eu não vejo ninguém resolvendo nada, eu vejo os problemas sendo fadados, as mentiras sendo caladas, as atitudes todas contrárias. É muito fácil culpar a existência de demônios, ou forças negativas pela nossa falta de responsabilidade pelos nossos próprios atos.

Eu não quero ouvir o salmo de nenhum profeta que já morreu para entender o que está acontecendo comigo agora. Eu não quero ver a mentira em seus olhos, não quero ver os problemas fadados como se não existissem, esperando o momento certo para colidirem em uma explosão, um encontro de ideias mal formuladas sobre a vida.

Diga amém, e continue a sua vida! Não é assim que as coisas funcionam? Eu realmente estou esperando um milagre para que esse prédio não venha desmoronar. Pode sorrir e cantar versos para afastar a sua falta de coragem de enfrentar os problemas sozinhos. Eu vejo muita gente abrindo a bíblia, muita gente sendo religioso.

Nossos pensamentos limpos, nossas atitudes íntegras. Eu sinto o peso do desmoronamento, eu ouço amém, ouço Deus, ouço amor. E não há nada que eu não ouça que possa soar tão longe. Por que você acha que vai ter alguém te protegendo a vida toda? A vida é muito fácil quando jogamos nossos destinos na mão de alguém que não conhecemos.

Tudo é muito bonito. Muito fantasioso. No país das maravilhas, mergulhamos para uma fé cega, estamos buscando o que? Nossas redenções, nossos sacrifícios, não nos tornam melhor, não somos deuses, somos células, ossos e carne.

E nossas cabeças confusas sempre vão se perder em julgamentos inteiros. Será que no final de nossas existências vamos encontrar o conforto de um céu azul e os seus deuses celestiais, com música de fundo e muito vinho. E o inferno, as piores desgraças, as doenças, as pestes.

Os discursos são bem elaborados, com muitos exemplos estruturados. Eu não acredito, e isso não me torna melhor, me deixa com um fardo grande de que somos responsáveis pela nossa existência. Não venha me dizer que a culpa não é nossa, a culpa é nossa.

Meus pais abrem a bíblia com a esperança louca de que vão salvar o seu casamento, eu não vejo nada, além da palavra dividida, do pré-julgamento e do pano tampando todos os problemas. Eles sempre vão se iludir, até tudo desmoronar o que incomoda.

As coisas seriam mais fáceis, se nós, humanos, nos culpássemos em primeiro lugar. Eu sinto que estamos presos em mentiras que nos contaram desde pequeno. Estamos sendo escravos de um mundo criado antes de existirmos.

Nossa existência é um peso, eu sei. Um peso que podemos medir de várias maneiras, e eu não quero fechar com pensamentos inteiros ou certezas abstratas. Mas quero que a responsabilidade de seus atos sejam assumidas.

Não me venha com lição de moral, ou conclusões inteiras. Não quero ouvir nenhuma conclusão bíblica, a minha fé é a verdade, a minha fé, é o eu me torna cega diante das coisas do mundo. E o que me torna, às vezes, mais passiva e conformista, quando na verdade, eu deveria ter uma atitude mais dura e fria.

Eu vejo eles se destruindo, eu vejo bares, igrejas, clubes de livros, filmes, e uma legião de pessoas optando o que seria o seu escapismo. O meu escapismo é a sua culpa. O seu escapismo é sua maneira de dizer que não está aguentando mais, que não suporta a dor da vida, que não suporta o peso do mundo.

As drogas farmacêuticas fazendo efeito. As sílabas formando músicas. As músicas agrupadas em sons diferentes. Os ouvidos conectados por ritmos. As pessoas dançando, caindo, chorando, brigando, enfrentando todos os seus problemas da maneira mais fácil.

Ele carrega a sua bíblia, sobe a rua em direção à igreja, e eu não vejo nada. Hoje eu sou o ceticismo, a ironia e aquela palavra que você não gostaria de ouvir. Hoje eu sou mais sincera comigo, depois que eu percebi que a nossa vida era a vida apenas, sem mistificação.

Um comentário sobre “Amém.

  1. Primeiro eu vou dizer uma piadinha sem graça que vc nao vai gostar, kkkk, apesar de eu estar falando a verdade.

    “ESSE CARA PARECE O CLODOVIL”

    ____
    Agora eu vou fazer uma pergunta que vc nao vai gostar… não vou dar uma de psicologo, nem ficar dando dicas, é só curiosidade mesmo.

    “O que você pensa sobre o seu pai, você gosta dele ?

Deixe uma resposta

